quinta-feira, 14 de março de 2013

OS TIPO DE AMOR!


Ei meninas, essa semana eu estou muito empolgada com a matéria de Filosofia na escola, ela esta falando sobre O Amor, o amor...
Então aproveitando essa minha empolgação e minha vida de apaixonada, resolvi compartilhar com vocês um pouco que eu aprendi e estou amando estudar isso.

É difícil definir o Amor se fomos pensar existe diversas conceituações que podemos perceber no decorrer da historia humana, principalmente se levarmos em conta a especificidade desse sentimento tao grande, cujo o sentido nos escapa.
"Que é que eu penso do amor ? Em suma não penso nada Bem que eu gostaria de saber o que é, mas estando do lado de dentro, eu o vejo em existência, não em essência.. Mesmo que eu discorresse sobre o amor durante um ano, só poderia esperar pegar o conceito "pelo rabo": por flashes, formulas surpresas de expressão, dispersos pelo grande escoamento do Imaginário, estou no mau lugar do amor, que é seu lugar iluminado: "O lugar mais sombrio,diz um provérbio chinês, é sempre embaixo da lâmpada" - disse o filosofo francês Roland Barthes.

Para não termos confusões, vou separar os três tipos de amor:
  • Filía
O termo grego filía geralmente é traduzido por "Amizade", que trata-se do amor vivido na família ou entre membros que escolhemos para entrar na nossa vida como "anjos" que chamamos de amigos. Alem desse sentido geral, distinguimos a amizade propriamente dita, quando um vinculo mais forte que une as pessoas que escolhemos pelo que cada um é. "Os que desejam bem aos seus amigos por eles mesmo são os mais verdadeiramente amigos" disseAristóteles.

  • Ágape
Ágape significa "amor fraterno", os cristãos primitivos, o termo designava as refeições fraternais, daí vem o sentido de"amar ao próximo como a si mesmo". Esse tipo de amor não supõe reciprocidade, por que se ama sem esperar retribuição.

  • Eros
Refere-se ás relações que costumamos chamar de amorosas propriamente ditas. Ao contrário da tradição, que caracteriza o ser humano apenas como racional, poderíamos vê-lo também do modo que tal é a força que impulsiona a busca do prazer e da alegria de conquistar o amado. "O apaixonado deseja o desejo do outro".

É eu estou amando falar sobre os tipos de amor, espero que vocês tenham se interessado sobre o assunto, é um amor é muito difícil de definir, por isso queremos sempre pesquisar mais e mais sobre o assunto para tentar descobrir o sentido exato dessa palavra. 
Espero que vocês tenham gostado, deixe seu comentário sobre o que achou.  ^^ 
beeijos, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário